Plano Nacional Da Leitura

Considere as respostas inusitadas, evitando impor um único sentido à leitura. Tempo sugerido: 30 minutos. Preparação: Selecione previamente um livro e ensaie a leitura para ler de modo expressivo para a turma. Desenvolvimento: Indique que os estudantes se organizem em círculo ou semicírculo para que haja maior interação entre todos. Inicie a aula realizando a leitura da obra selecionada para esta atividade. Sugere-se que, durante a leitura, as páginas sejam exibidas para as crianças a fim de que possam apreciar as ilustrações e articulá-las ao texto verbal. Este cuidado permite uma compreensão mais potente do livro. Em relação aos contos acumulativos, é interessante que os estudantes recebam o convite para também participar da leitura, repetindo (por meio da memorização) em voz alta as informações que se acumulam na narrativa. Em textos poéticos, observe com os alunos como a repetição ocorre por meio das palavras que rimam, dos versos e das estrofes. Introduza o momento das discussões para que os estudantes, por meio da mediação do professor, apresentem pontos de vista éticos e estéticos, destacando as informações mais relevantes, como a identificação do tema, personagens, enredo, tempo e espaço, e relacionem o texto com a realidade.

Plano nacional de leitura livros

  1. Plano Nacional de Leitura - Livros - Compra livros online com Portes Grátis na Fnac.pt
  2. Localização de Tatuagens
  3. Plano Nacional de Leitura : fundamentos e resultados by Isabel Alçada
  4. Plano Nacional de Leitura: saiba mais
  5. Plano nacional da leitura
  6. UNESCO considera Plano Nacional de Leitura um exemplo - TSF

Plano Nacional do Livro e Leitura – Wikipédia, a enciclopédia livre

O carrinho de compras está vazio. Total: (0 Itens) € 0, 00

Plano nacional de leitura portugal livros

Não pare por aqui! Temos certeza que você vai gostar do que temos para você: Dia da Literatura Brasileira Dia Nacional do Livro Verão: livros imperdíveis para as férias

Para mais informações, aceder a Orientações. Documentos estruturantes: a) Resolução do Conselho de Ministros n. º 48-D/2017 publicado no Diário da República - 1. ª série - N. º 65 - 31 de março de 2017, páginas 1692-(5) b) Quadro Estratégico Plano Nacional de Leitura 2027 Contactos: Comissária PNL2027 – Maria Teresa Calçada Subcomissária PNL2027 – Elsa Maria Conde

Jeimy Hernández, responsável pela CERLAlC, órgão da UNESCO, considera o plano de leitura português "exemplar para todo o mundo". Uma responsável por programas de leitura e bibliotecas da UNESCO considerou hoje o Plano Nacional de Leitura português "exemplar para todo o mundo", mas lembrou as regiões onde os livros continuam inacessíveis e a escola é só para alguns. "Vamos transferir este conhecimento para outros países", afirmou Jeimy Hernández, responsável pela área de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caraíbas (CERLALC), um órgão da UNESCO que acompanha a situação de 21 países, incluindo Portugal e Espanha. Jeimy Hernández falava hoje durante a III Conferência do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) que está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sob o tema "Presente -- Futuro: O Elogio da Leitura". "Estamos muito longe das bibliotecas escolares que vocês têm", afirmou Jeimy Hernández, felicitando o Programa Rede de Bibliotecas Escolares (PRBE) criado há mais de 20 anos em Portugal e que permitiu a instalação de bibliotecas em todos os níveis de ensino.

Art. 2o- O PNLL contará com os seguintes mecanismos colegiados para o seu gerenciamento: I – Conselho Diretivo; II – Coordenação Executiva; III – Conselho Consultivo. §1 o- Os membros do Conselho Diretivo e da Coordenação Executiva não perceberão qualquer remuneração pelo desempenho de suas atividades nos colegiados, as quais serão consideradas de natureza relevante para fins de seus históricos funcionais. §2 o- As normas de organização e funcionamento dos colegiados a que se refere este artigo serão estabelecidas pelo Conselho Diretivo, inclusive quanto ao processo de escolha dos seus dirigentes, tendo sempre presente o efetivo exercício da coordenação, do planejamento, da articulação e do monitoramento das ações empreendidas no âmbito do PNLL. Art. 3o- O Conselho Diretivo será composto por sete membros, designados em Portaria conjunta dos ministros de Estado da Cultura e da Educação, e terá como atribuição exercer o processo decisório sobre a coordenação e o gerenciamento do PNLL e estabelecer suas macroestratégias, bem como velar pela sua efetiva implementação.

"Temos o dever de proteger este bem", que é a leitura, salientou a especialista, lembrando que "elogiar a leitura é um imperativo educacional". Na abertura da conferência, o administrador da Fundação Calouste Gulbenkian Guilherme d´Oliveira Martins não se esqueceu de saudar quem trabalha nas escolas e nas bibliotecas. "Hoje as bibliotecas não são depositários de livros. São realidades vidas", sublinhou Guilherme d´Oliveira Martins, para quem a leitura e a escrita devem ser vistas como património imaterial: "Um livro é um companheiro (... ) é um apelo a compreender o outro".

  1. Ghost espirito do amor
  2. Corrente de ouro masculina mercado livre
  3. Iris cantor
May 8, 2021