Desporto Ao Ar Livre

  1. Desporto ao ar livre em oeiras

Fugir "das quatro paredes onde moramos ou estamos a trabalhar" é o objetivo da prática de exercício físico ao ar livre para "aproveitar o clima, espaços e paisagens", refere César Lacerda, instrutor na Break Out. E com a chegada da primavera, diferentes modalidades que recorrem à prática de treino em espaço aberto ganham um número crescente de adeptos. César Lacerda entende que uma das explicações para essa procura crescente resulta do "regresso do bom tempo". Outra razão, refere, é o trabalho realizado ao ar livre "permitir uma maior motivação". Por comparação com o ginásio, César Lacerda entende que na rua há uma maior vantagem na realização de exercícios funcionais. "Embora haja o recurso a algum tipo de material de apoio, como cordas ou pesos, procuramos melhorar as atividades do dia a dia com recurso ao saltar, correr, empurrar ou puxar", adianta. O objetivo, diz, "é promover um melhor equilíbrio, marcar a simetria, corrigir a postura, com consequências benéficas para o corpo". A prática de desporto ao ar livre é possível em todas as idades.

Desporto ao ar livre em oeiras

Pessoas mais ativas Investigadores das universidades da Califórnia e de San Diego (EUA) monitorizaram 896 idosos: os que faziam atividades ao ar livre eram mais ativos. 20 minutos são vitais Um estudo da Universidade de Rochester (EUA) revela que 20 minutos de contacto com a natureza são suficientes para sentir vitalidade o resto do dia. Marcha permite queimar calorias Ao ar livre, a marcha é o tipo de atividade mais comum. Especialistas defendem que permite queimar calorias, salientando que o ginásio é recomendado para tonificar os músculos. Mar e areia reforçam resistência corporal Escolas de treino ao ar livre dedicam parte dos exercícios a serem realizados na areia da praia ou no mar. São dois elementos que permitem reforçar a resistência corporal sem recurso a aparelhos. Comer após uma hora a treinar As condições atmosféricas são uma condicionante à prática de desporto ao ar livre. Temperaturas acima dos 30 graus, ou abaixo dos 10 graus, impõem que o treino deva ser limitado ou mesmo adiado.

De acordo com o estudo, os benefícios para a Saúde mental podem aumentar até mais 50% quando o exercício físico é feito em parques ou florestas em vez de num ginásio. Gastar calorias. De acordo com o jornal The New York Times, com base em estudos comparativos de performance, os declives do terreno e a resistência ao vento obrigam um corredor a gastar mais energia para percorrer a mesma distância. Segundo especialistas, o gasto de calorias ao ar livre é 5% maior do que nas atividades indoor. Fonte: Vitalhealth

1. Maior motivação Se a disciplina não é o seu forte e embirra com ginásios, vai gostar de saber que trocar o ginásio por espaços ao ar livre pode ser uma enorme ajuda. A natureza estimula os sentidos e isso torna a atividade mais agradável, o que ajuda à motivação. Isso mesmo concluiu um grupo de investigadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, quando em 2012 cruzaram no mesmo estudo o resultado de várias pesquisas anteriores. O exercício ao ar livre mostrou-se mais estimulante que o desporto "entre quatro paredes ", potenciando nos participantes "a vontade de repetir". 2. Prático e acessível Para criar o hábito de sair de casa para fazer uma caminhada, andar, correr, andar de bicicleta ou nadar, só custa começar. Não há horários nem rotinas. Para quem pratica desporto ao ar livre a liberdade é total — e há motivos para acreditar que o "livre-trânsito" resulta mesmo. Investigadores norte-americanos das universidades da Califórnia e de San Diego monitorizaram a atividade física de 896 pessoas com mais de 66 anos durante três anos e concluíram que as pessoas que preferiam as atividades de ar livre eram significativamente mais ativas, praticando em média 30 minutos de exercício semanal.

Quer ler mais temas sobre saúde? 6. Mais calorias gastas Os obstáculos do exercício ao ar livre podem revelar-se aliados, se a ideia é também perder peso ou encurtar o tempo da atividade — segundo os especialistas o dispêndio de calorias é 5% maior. Os declives do terreno e a resistência do vento obrigam um corredor, ou um ciclista, a gastar mais energia para percorrer a mesma distância, sublinha um artigo do The New York Times, com base em estudos comparativos de performance.

Já os benefícios para a saúde são idênticos, quer o exercício seja praticado dentro ou fora de portas, indicam outros estudos. "A caminhada ou a corrida são inclusivas, fáceis de praticar e atingem todos os públicos e pessoas com níveis de aptidão diferenciada", afirma Pedro Rocha, sublinhando que "o convívio e as relações sociais que se estabelecem são muito importantes para as pessoas, que assim saem de casa e confraternizam em plena natureza". Para aumentar os índices de atividade física, o professor Avelino Azevedo considera fundamental apostar na formação logo no 1º ciclo: "Quando chegam ao 5º ano, há alunos que não conseguem sequer andar ou correr em linha reta. Temos de transmitir desde cedo a necessidade ter um estilo de vida ativo". Apesar da redução na prática desportiva, são cada vez mais os locais para praticar desporto ao ar livre e de forma gratuita. Não faltam parques e novos percursos que convidam a sair de casa e fazer desporto. CONSELHOS Atenção à segurança Praticar desporto fora de portas implica ter atenção à segurança.

Desde então, só é possível sair de casa para realizar atividades essenciais — como a compra de alimentos e medicamentos —, sob pena de multa. Na Itália, país europeu mais afetado pela pandemia, a regra geral é que as caminhadas ainda são permitidas, mas apenas próximo à residência. A exceção é a região da Lombardia, em que o sistema de saúde entrou em colapso. Desde o dia 22 de março essa área vive sob restrições mais duras, incluindo a proibição de se exercitar fora de casa. Na França, a caminhada ou a corrida ao ar livre são permitidas, desde que a pessoa saia sozinha, fique em um raio de até um quilômetro de casa e não se ausente por mais de uma hora. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou medidas de isolamento social mais restritivas no Reino Unido no último dia 23 de março. Os exercícios físicos ao ar livre ainda estão permitidos — uma vez por dia e acompanhado apenas por membros da família que residam na mesma casa. Neste domingo (05/04), entretanto, o secretário de Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse achar "inacreditáveis" as imagens de aglomerações em parques em Londres no fim de semana.

  • Desporto ao ar livre wikipedia
  • Actividades desportivas ao ar livre
  • Desporto ao ar livre melhores planos
  • Desporto ao ar livre a noite
  • Batata Frita Crocante com Vinagre - Comidinhas do Chef
  • Assuncao christmas lisboa images
  • Desporto ao ar livre oeiras
  • Vantagens de fazer desporto ao ar livre

04. 2020 Este texto é meramente informativo e não constitui nem dispensa a consulta ou apoio de profissionais especializados. Todos os direitos reservados à © LexPoint, Lda.

Avelino Azevedo – A atividade física deve ser sempre supervisionada por alguém da área. É também importante que antes de começar se faça uma avaliação médica para saber se se pode fazer a atividade escolhida. –Mas muitos não têm dinheiro e o País precisa de elevar os índices de atividade física... – Se a atividade física for caminhar pelo menos 30 minutos por dia, como é recomendado, qualquer um pode fazer por sua iniciativa. Mas quando se entra em esforços mais intensos deve haver acompanhamento nas questões físicas e médicas. – Qual a atividade física mínima recomendada? – Pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica moderada, como caminhada, 5 dias por semana. Catarina Morazzo: "O meu objetivo é manter o peso" Aos 37 anos, a apresentadora continua a ser adepta de desporto e sempre que pode vai ao ginásio. "Quando estou a trabalhar, consigo sempre organizar-me. Faço treinos particulares, aulas de fitness e body ballet. São um misto de exercícios para postura e tonificação", explica, acrescentando que as caminhadas também fazem parte da sua rotina.

Caminhar, correr, pedalar, musculação ao ar livre são alguns desportos estimulantes e ajudam o seu bem-estar. Cada vez mais procuramos desportos ao ar livre. Tem um espírito libertino, mente aberta, gosta de experimentar novas sensações, procura a superação dos limites do corpo humano e adora aventura? Veja o que temos para si nos variados desportos para o ar livre.

  1. Dulce pontes lágrima
May 8, 2021